sábado, 11 de setembro de 2010

Trogocitose

É um fenômeno pelo qual uma célula adquire o conteúdo citoplasmático ou fragmentos da membrana celular de uma outra célula com quem interagem. Existem vários mecanismos :
  1.  Interação célula - célula -
  • Internalização e reciclagem mediada por TCR
  • Associação seguida por dissociação espontânea
   2.    Captura de exossomas -
   3.    Formação de nanotubos entre células

Endometriose

É uma doênça caracterizada pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina. A causa exata é desconhecida ; mas sugere que durante a menstruação as células do endométrio passaram através das trompas de falópio para cavidade peritonial abdominal , onde se implantariam . Os locais mais comuns de implantação são : ovários, trompas de falópio , superfície externa do útero e septo reto- vaginal (entre vagina e reto); e a cada menstruação este tecido endometriótico sangra causando dor pélvica , dor durante a relação sexual , queixas urinárias e infertilidade.
Os sintomas mais comuns são :
  • Dismenorréia  severa (dor pélvica)
  • Dispareunia ( dor durante ou logo após  a relação sexual )
  • Dor pélvica crônica
  • Infertilidade
  • Sintomas urinários com micções dolorosas
  • Dor na região lombar baixa ( costas)
  • Desconforto abdominal
O tratamento depende da idade do paciente e  severidade dos sintomas , incluem o uso de analgésicos para dor moderada, a interrupção de ciclos menstruais , progesterona de uso diário ou depósito , medicamentos que inibem o funcionamento dos ovários e os tratamentos cirúrgicos.

FONTE :ABC da sáude , endometriose

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Padrões de Necrose :

Há vários padrões morfológicos de necrose, sendo as principais :
  • A necrose de coagulação : quando a morte celular por hipóxia em todos os tecidos , com exceção no cérebro; neste tipo de necrose predomina a coagulação proteíca e tende a acontecer em tecidos com alto teor de proteínas. Os tecidos afetados apresentam uma textura firme e a acidose intracelular desnatura proteínas e enzimas bloqueiando a poteólise celular.
  • A necrose de Liquefação : é característica de inflamações pois promovem o acúmulo de células inflamatórias; e também morte por hipóxia do sistema nervoso. Esse tipo há o predomínio de liquefação enzimático e quando o tecido tem grande teor gorduroso, as células mortas são digeridas e há transformação do tecido em uma massa viscosa.
  • A necrose Caseosa : é uma forma distinta de necrose de coagulação , encontrada em focos de tuberculose, é derivado de aparência branca, semelhante a queijo na área necrótica; e nessa área em focos tuberculosos é cercada de uma borad inflamatória ( reação granulomatosa)
  • A necrose Gordurosa : áreas de destruição de gordura que ocorre como resultado de liberação de lipases pancreáticas ativadas na cavidade abdominal quando de uma pancreatite aguda por exemplo.
FONTE :Necrose e apoptose-wilkiPETIA médica

Pigmentação

É uma alteração no grau da pigmentação no interior das células (acúmulo anormal de pigmentos ou a sua diminuição também são indicativos de que a célula sofreu agressões),uma pigmentação anormal é um sinal da perda da homeostase e da morfostase celular, portanto é patológica.
A pigmentação patológica pode ser EXÓGENA dividem  em : Antracose , Siderose , Argiria , Bismuto , Tatuagem , Saturnismo e Tatuagem por amálgama e a ENDÓGENA  (formada a partir de pigmentos naturais do corpo) , se divide em dois grupos  : Pigmentos Hemáticos ou Hemoglobinógenos : (se origina da hemoglobina e a lise dessas estruturas origina pigmentos denominados de Hemossiderina e Bilirrubina) e Pigmentos Melânicos : (produzida por melanoblastos , responsável pela coloração das mucosas , pele , globo ocular ,retina, neurônios , e é controlada por hormônios da hipófise e da supra renal e hormônios sexuais. 
Fonte : Patoarte patológica