quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Temporão diz que SP e PR têm casos confirmados de superbactéria :

DF continua sendo região com mais contaminação pela bactéria KPC.
Ministro da Saúde voltou a condenar uso ‘indiscriminado’ de antibióticos.

                                                                                                                       Do G1, em Brasília
Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante cerimônia de ampliação dos medicamentos oferecidos pelo programa “Aqui tem Farmácia Popular”. 
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse nesta quarta-feira (20) que há casos confirmados de contaminação pela superbactéria KPC em São Paulo e no Paraná. O Distrito Federal é, até o momento, a região com maior registro de mortes e contaminações. No DF, 163 pessoas foram contaminadas e 14 morreram vítimas da KPC.

“O que nós temos até o momento confirmado é a presença dessa bactéria específica no Distrito Federal, São Paulo e no Paraná”, disse Temporão, após cerimônia de ampliação dos medicamentos oferecidos pelo programa “Aqui tem Farmácia Popular”. O ministro voltou a dizer que é preciso combater o uso “indiscriminado” de antibióticos, o que facilita, segundo ele, o surgimento de bactérias resistentes ao medicamento.

“O problema é que no Brasil nós temos uma política equivocada no consumo de e utilização de antibióticos. A Anvisa se reúne na sexta-feira para apreciar uma nova resolução colocando limites à comercialização de antibióticos nas farmácias brasileiras”, disse.

O ministro anunciou nesta terça (20) que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai dificultar a venda de antibióticos. Entre as medidas que serão apresentadas está a retenção pelas farmácias da receita médica utilizada na compra do medicamento. Temporão disse ainda que a Anvisa vai reunir 17 especialistas para discutir meios de evitar a propagação da superbactéria.

“Essa bactéria, pela sua especificidade, está nos preocupando e, por isso,a convocação de especialistas para que a gente possa ouvir deles que medidas adicionais devem ser tomadas para o controle desse problema”, afirmou.

O primeiro registro da KPC no Brasil foi no Recife em 2006. Depois, foram registrados casos isolados no Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. No Distrito Federal, o número de registros configura a existência de um “surto” da doença, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/10/temporao-diz-que-sp-e-pr-tem-casos-confirmados-de-superbacteria.html

Estudo aponta possível terapia genética contra depressão :

Doença afeta 121 milhões de pessoas no mundo, segundo OMS.
Equipe já testa técnica em pacientes com Mal de Parkinson.

Uma terapia semelhante já foi testada nos cérebros de pacientes com mal de Parkinson. A técnica poderia ser adaptada rapidamente para tratar a depressão, segundo Michael Kaplitt, da Faculdade de Medicina da Universidade Cornell, e seus colegas em um estudo divulgado na quarta-feira (20).
"Temos uma terapia potencialmente nova para atingir o que agora sabemos ser uma das causas na raiz da depressão humana", disse o neurocirurgião em nota.
A equipe de Kaplitt examinou a atividade de um gene chamado p11 numa parte do cérebro chamado nucleus accumbens. "Este é o centro do cérebro para a satisfação e recompensa", disse Kaplitt. "Um dos principais problemas na depressão é a chamada anedonia -- a incapacidade de se satisfazer com atividades normalmente prazerosas da vida."
O gene p11 ajuda a regular a sinalização da serotonina, neurotransmissor associado ao humor, ao sono e à memória. Muitos antidepressivos agem sobre a serotonina.
Os pesquisadores usaram ratos sem o gene p11 ativo, que agiam como deprimidos. "Se você pega um rato pela cauda, ele tende a lutar para fugir. Um rato apresentando comportamento depressivo simplesmente fica lá deitado", disse Kaplitt.
A mesma equipe já testa a terapia genética para o mal de Parkinson em pessoas. Eles usaram o mesmo vetor - o vírus empregado para levar o novo gene ao organismo - para fazer o substituto terapêutico do gene p11.
Isso transformou o comportamento dos ratos deprimidos, segundo artigo na revista Science Translational Medicine. Mas substituir um gene em ratos não prova que o mesmo sintoma tenha efeito em humanos ou que estimular a produção iria alterar a depressão humana.
Então, os cientistas examinaram amostras cerebrais de pessoas já mortas que tinham depressão, e compararam com amostras de pessoas que não haviam sido deprimidas em vida. Os níveis do p11 na região do nucleus accumbens - o centro da recompensa - eram significativamente menores nos pacientes deprimidos, disseram os cientistas.
Kaplitt salientou que a terapia genética contra a depressão ainda vai demorar para ser testada em humanos, embora os testes com pacientes de Parkinson indiquem que a prática é segura. "Um dos próximos passos principais é tentar testar isso em primatas", afirmou.
A depressão afeta cerca de 121 milhões de pessoas no mundo todo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e é diagnosticada anualmente em pelo menos 13 milhões de adultos nos EUA. É o principal fator causador de suicídios e pelo menos 27 milhões de norte-americanos tomam antidepressivos.
As causas são complexas e pacientes diferentes reagem a diferentes tratamentos.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Sistema de reparo às lesões causadas por radicais livres

Ver imagem em tamanho grandeEmbora existam muitos sistemas de defesa , algum dano ainda ocorre nos seres vivos, contribuindo para o processo de envelhecimento dos mesmos. Existem alguns sistemas envolvidos no reparo de danos causados por radicais livres, como :
_ Reparo em proteínas e aminoácidos  :  nos aminoácidos e proteínas , os radicais livres podem reagir na cadeia lateral, onde atacam cisteína , histidina ,triptofano, metionina e fenilalanina e em menores proporções arginina e asparagina.Os ataques aos aminoácidos que compõem as proteínas enzimática, dificuldades no trasporte através das membranas celulares, citólise e morte celular, e esse ataque ocorre por adição do radical ou por abstração de hidrogênio. A ação dos radicais sobre o aminoácido metionina pode provocar sua oxidação à metionina sulfóxido e  muitos organismos possuem uma enzima ( metionina sulfóxido redutase), que reduz restabelecendo a proteína danificada.
-_Reparo do DNA:  radicais livres geram bases danificadas e quebras de filamentos duplos e simples,mas existem sistema de reparo e de proteção como histonas que são proteínas associadas ao DNA que não está replicadoe ajudam na proteção contra ação de radicais livres. O principal mecanismo de reparo é a excisão das bases danficadas que é desempenhada por enzimas glicosilases que hidrolisam a ligação glicosídica entre a base nitrogenada danificada e a a molécula de dsoxirribose, seguida pelo preenchimento da região com base correta por ação da DNA polimerase.
fonte :patologia (fundamentos de Robin ), wilkipérdia livre.

Sistema de Reparo :

                           Ver imagem em tamanho grande                                  ALTERAÇÕES DA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA
A quantidade de sangue que circula em cada órgão e parte do organismo é regulada pelas suas exigências funcionais (há uma redistribuição periódica e rítmica da massa sanguínea ).
As células são adaptadas a essas variações fisiológicas até determinado limite após a qual causa o dano . Uma condição básica para que o sangue alcance diretamente todas as células é que se mantenha em estado líquido e que circule livremente dentro do comportamento vascular, sem sair dele. Qualquer processo que modifique este estado ou que interrompa o fluxo de sangue torna - se causa de lesão dos tecidos (trombose , enfarto , hemorragia ... )
Fonte :  wilkipérdia livre

Câncer do colo do útero

Ver imagem em tamanho grandeÉ o 3° câncer que mais mata no Brasil. É uma doênça que pode ser prevenida estando diretamente vinculada ao grau de subdesenvolvimento do país.
  • Fatores de Risco :
Fatores sociais (baixa condiçaõ sócio -econômica)
Hábitos de vida (má higiene e o uso prolongado de contraceptivos orais)
Atividade sexual antes dos 18 anos
Gravidez antes dos 18 anos e muitos parceiros sexuais
                                                                                                                                                                
O vírus do papiloma humano ( HPV) está presente em 94% dos casos de câncer do colo do útero. Todas as mulheres com vida sexual ativa , devem se submeter ao exame preventivo periódico, inclusive as grávidas e histerectomizadas . A princípo o exame deve ser feito a cada ano seguido de orientação médica conforme achados.Ver imagem em tamanho grande        COLPOSCOPIA      

 O exame preventivo do câncer do colo conhecido como exame de papanicolau, é indolor , barato e eficaz; e consiste na coleta do material para exame de três locais: da parte externa (ectocérvice), da parte interna (endocérvice) e do fundo do saco posterior da vagina.
O exame não é realizado no período menstrual , exceto se for um período menstrual prolongado além do habitual. A colposcopia permite examinar  com mais detalheso colo uterino devendo ser realizada a cada 3- 5 anos dependendo dos achados e indicação médica.
O câncer do colo do útero só dará sintomas ( sangramento e dor às relações sexuais) em fase já adiantada ; e tem 100% de cura quando diagnosticado precocemente.  Fonte : palestra do congresso nacinal de biomedicina