segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Mediadores Infamatórios


Os mediadores inflamatórios são pequenas moléculas e proteínas importantes para amplificação e terminação de diferentes tipos de respostas inflamatórias.
Aminas Vasoativas - como histamina e serotonina são os mediadores iniciais da inflamação promovendo dilatação vascular e o aumento da permeabilidade vascular que leva ao edema( aumento do volume no tecido intersticial).
Óxido Nítrico - uma pequena molécula reativa com meia vida muito curta e que possui efeitos sobre a  microvasculatura , é gerado por enzimas específicas chamadas óxido nítrico sintetases, apresenta efeitos antiflamatórios inibindo a adesão de leucócitos e plaquetas às superfícies endoteliais.
Neuropeptídeos - são expressos fora do sistema nervoso central (SNC), onde podem atuar como mediadores inflamatórios.
Mediadores derivados a Lipídeos - muitos mediadores são derivados de fosfolipídeos de membrana através de intermediários de ácido araquidônico que são :
  • Via da ciclooxigenase - na formação de protaglandina e tromboxomo.
  • Via lipoxigenase - predominante nos neutrófilos e leva à formação de leucotrienos e lipoxinas. 
O fator de ativação das plaquetas é mediador derivado de lipídeos , mas não dos precursores do ácido araquidônico.
Citocinas -  mediadores protéicos sintetizados "de novo "  em resposta a diferentes estímulos ; ocorre horas após o estímulo desencadeador.
Quimiocinas -  são peptídeos que atuam como fatores quimiotáxicos para diferentes classes de células inflamatórias.
Cascatas de proteínas plasmáticas - são importantes nos processos inflamatórios e na manutenção da homeostasia. Há  interações significativas entre essas cascatas individuais que inclem o sistema complemento , o sistema de coagulação e o sistema  dos quininas.
FONTE :Patologia Geral , Thomas C. King

Inflamação

 Ver imagem em tamanho grande                                                  

É  um processo essencial para defesa do hospedeiro contra microrganismos e parasitos e é também uma resposta inicial contra a maioria dsas lesões físicas , fornecendo uma função  de limpeza que é acompanhada de reparação tecidual. A maioria das reações inflamatórias são adaptativas ou reparativas ; mas esses processos podem resultar em dano tecidual excessivo que pode causar disfunção aguda ou crônica de tecidos , órgãos ou de todo organismo.
A inflamação pode ser aguda ou crônica .Na inflamação aguda envolve alteraçãoes nos vasos sanguíneos(produzem o aumento do fluxo sanguíneo e edema) e a atividade de neutrófilos. As alterações vasculares s ão acompanhadas de uma resposta celular ( neutrófilos ) durante o curso de horas . Muitas dessas reaçoes inflamatórias agudas são imunes inatas não dependentes de células efetoras antígeno -  especìficos ou anticorpos .Na inflamação crônica tem evolução de dias  a semanas e costuma ser caracterizada pela presença de línfócitos , macrófagos e plasmócitos.Tipos específicos de organismos infecciosos e tipos específicos de ínjuria podem incitar tipos especializados de inflamação crônica; como a inflamação granulomatória , que resulta da hipersensibildade mediada por células em resposta a certos tipos de antígenos.
FONTE : Patologia geral ,Thomas C. King