Os mediadores inflamatórios são pequenas moléculas e proteínas importantes para amplificação e terminação de diferentes tipos de respostas inflamatórias.
Aminas Vasoativas - como histamina e serotonina são os mediadores iniciais da inflamação promovendo dilatação vascular e o aumento da permeabilidade vascular que leva ao edema( aumento do volume no tecido intersticial).
Óxido Nítrico - uma pequena molécula reativa com meia vida muito curta e que possui efeitos sobre a microvasculatura , é gerado por enzimas específicas chamadas óxido nítrico sintetases, apresenta efeitos antiflamatórios inibindo a adesão de leucócitos e plaquetas às superfícies endoteliais.
Neuropeptídeos - são expressos fora do sistema nervoso central (SNC), onde podem atuar como mediadores inflamatórios.
Mediadores derivados a Lipídeos - muitos mediadores são derivados de fosfolipídeos de membrana através de intermediários de ácido araquidônico que são :
- Via da ciclooxigenase - na formação de protaglandina e tromboxomo.
- Via lipoxigenase - predominante nos neutrófilos e leva à formação de leucotrienos e lipoxinas.
Citocinas - mediadores protéicos sintetizados "de novo " em resposta a diferentes estímulos ; ocorre horas após o estímulo desencadeador.
Quimiocinas - são peptídeos que atuam como fatores quimiotáxicos para diferentes classes de células inflamatórias.
Cascatas de proteínas plasmáticas - são importantes nos processos inflamatórios e na manutenção da homeostasia. Há interações significativas entre essas cascatas individuais que inclem o sistema complemento , o sistema de coagulação e o sistema dos quininas.
FONTE :Patologia Geral , Thomas C. King