segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Padrões de Necrose :

Há vários padrões morfológicos de necrose, sendo as principais :
  • A necrose de coagulação : quando a morte celular por hipóxia em todos os tecidos , com exceção no cérebro; neste tipo de necrose predomina a coagulação proteíca e tende a acontecer em tecidos com alto teor de proteínas. Os tecidos afetados apresentam uma textura firme e a acidose intracelular desnatura proteínas e enzimas bloqueiando a poteólise celular.
  • A necrose de Liquefação : é característica de inflamações pois promovem o acúmulo de células inflamatórias; e também morte por hipóxia do sistema nervoso. Esse tipo há o predomínio de liquefação enzimático e quando o tecido tem grande teor gorduroso, as células mortas são digeridas e há transformação do tecido em uma massa viscosa.
  • A necrose Caseosa : é uma forma distinta de necrose de coagulação , encontrada em focos de tuberculose, é derivado de aparência branca, semelhante a queijo na área necrótica; e nessa área em focos tuberculosos é cercada de uma borad inflamatória ( reação granulomatosa)
  • A necrose Gordurosa : áreas de destruição de gordura que ocorre como resultado de liberação de lipases pancreáticas ativadas na cavidade abdominal quando de uma pancreatite aguda por exemplo.
FONTE :Necrose e apoptose-wilkiPETIA médica

Nenhum comentário:

Postar um comentário