sábado, 4 de setembro de 2010

CÁLCULOS

Os cálculos renais (pedras nos rins , litíase ou nefrolitíase) é um depósito de sais minerais em qualquer parte do aparelho urinário que é chamado cálculo urinário.Outros minerais encontrados ; oxalato , fósforo , ácido úrico ,  sendo os mais comuns são os cálculos por cálcio. Quando houver um excesso destes minerais no organismo , há uma tendência para que eles se depositem na urina por ex : uma pessoa que faça uso exagerado de leite e derivados os quais são rico em cálcio , após um tempo haverá uma provável formação de cálculo de cálcio nos rins. O cálculo renal é o  responsável pela cólica renal causando muita dor e complicações, eles se formam tanto nos rins como na bexiga e a partir desse acúmulo de sais minerais no organismo. Alguns cálculos são de tamanho de um grão de areia , outros podem atingir o tamanho de uma laranja. A principal causa é a ingestão de poucos líquidos associada a uma dieta de muitos produtos lácteos (leite , iorgutes , queijo) que são ricos em  cálcio , por isso é de extrema importância a ingestão de  2 a 3 litros de água por dia, porém podem ocasionar a formação de cálculos renais como por exemplo; herança genética , problemas de funcionamento do sistema urinário , infecções ou outros tipos de doênças.
Os cálculos biliares (pedras na vesícula) são formados no interior da vesícula biliar. O que acontece é que quando a água da bile vai sendo absorvida , os sais biliares vão ficando mais concentrados. Esses sais são ricos em colesterol , eles ficam armazenados na vesícula e podem migrar pelos canais que levam a bile até o intestino e ocasionar complicações.Alguns fatores de risco para o desenvolvimento de pedras na vesícula  são : obesidade , perda de peso , uso de anticoncepcionais orais , sexo feminino , idade avançada , tabagismo , anemia hemolítica crônica , hipertensão....
FONTE : cálculos renais  e biliares , ABC DA SAÚDE

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Hiperparatireoidismo

é uma condição clínica caracterizada por produção excessiva  de paratormônio (PTH), por distúrbio em uma ou mais glândulas paratireóides. A causa mais comum é a hipercalcemia.
Os sintomas mais comuns são : fraqueza muscular , adinamia, alterações comportamentais.
A excreção renal do cálcio deve ser elevada , levando a um quadro de nefrocalcinose ; as alterações ósseas como ; osteite fibrosa cística são comuns e levam a fraturas patológicas por perda do osso cortical , principalmente acometendo as falanges distais , mandíbulas e calota craniana , e pode haver incidência de osteoporose.Seu diagnóstico laboratorial : dosagem de cálcio sérico (total ou ionizado; paratormônio sérico e excreção urinária de cálcio).
FONTE :wilkipérdia, enciclopédia livre