sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DISTÚRBIOS HERMODINÂMICOS :

Distúrbios de Perfusão :
  • Hiperemia - é o excesso de sangue nos capilarese pequenos vasosde um órgão; pode ser ativa decorrendo do aumento do suprimento do sangue (sistema arterial) causado por dilatação e recrutamento de mais capilares, ou associada a inflamação acompanhada do aumento da permeabilidade capilar e edema e também passiva decorrendo de um impedimento à saída de sangue através das vias venosas.
  • Hemorragia - saída do sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, interstício ou cavidades pré formadas; podem ser causadas po traumatismo acidental, procedimentos cirúrgicos, aterosclerose, ruptura de aneurisma, infecção, ou erosão de paredes de vasos po neoplasia
  • Trombose -  refere - se à formação de um trombo , ou seja, é a solidificação do sangue dentro do coração ou dos vasos , ocorre em qualquer setor do sistema cardiovascular.
  • Embolia - é a passagem , através da circulação capaz de se  alojar em um vaso sanguíneo e obstruir sua luz.
  • Edema - acúmulo anormal de líquido nos interstícios ou nas cavidades pré formadas do organismo, podem ocorrer por alteração na filtração e na reabsorção por capilares , no metabolismo de sódio e água , na pressão hidrostática e pressão  oncótica no fluxo linfático.
  • Choque - distúrbio hermodinâmico constituido por hipoperfusão disseminada de células e tecidos devido à reduçaõ do volume sanguíneo ou débito cardíaco ou redistribuição do sangue resultante de um volume circulante efetivo inadequado. Os tipos de choque podem ser : choque cardiogênico, hipovolêmico, anafilático, séptico, e neurogênico.      
           FONTE :Fundamentos de Rubin ,PATOLOGIA                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário